Daminha e pajem: tudo sobre eles

postado por Bianca Natalia Souza em 13/05/2011 às 16h04

Tire suas dúvidas sobre a escolha, a entrada e o traje da daminha e do pajem do seu casamento!

  

Texto Bianca Souza

 

 


O ideal é que as daminhas vistam um vestido padronizado!

Foto: divulgação

 

 

Daminha ou dama de honra é algo que nem em sonho pode faltar em uma cerimônia de casamento tradicional. Em geral, as meninas escolhidas para ocupar esse posto são irmãs, primas, sobrinhas ou filhas de amigos próximos ao casal.  

 

 

Entrada da daminha e do pajem: o que vestir 

O ideal é que as garotas estejam  com o mesmo  modelo de vestido. O corte mais recomendado é aquele tradicional, com gola arredondada e saia rodada abaixo dos joelhos. Tudo para que as crianças fiquem à vontade para se movimentar.

 

Hoje, as damas costumam levar consigo um pequeno bouquet de flores, que não precisa ser uma miniatura do bouquet carregado pela noiva. Basta que os tons das flores estejam em harmonia!

 

Outra ideia bacana é o que ficou conhecido como "meninas-floristas": daminhas que levam uma cesta repleta de pétalas e as despejam conforme caminham até a nave da igreja ou ao altar em que a cerimônia será realizada.  Neste caso, o ideal é que elas entrem antes da noiva. O mesmo deve ocorrer se as suas carregarem apenas um pequeno bouquet.  

 

No entanto, se as garotas serão responsáveis por levar as alianças, elas podem fazer a entrada um pouco antes da troca de votos, quando os noivos já estiverem no altar. É o seu caso? Então, esqueça aquelas almofadinhas onde costumava-se amarrar as alianças. Opte por prendê-las no bouquet de uma ou duas das daminhas. 

 

Bateu um medo do que possa acontecer com seus preciosos anéis nas mãos das pequenas? Fácil! Basta comprar um par de alianças falsas e o noivo leva no bolso as verdadeiras. No momento em que a daminha chegar até vocês, ambos devem abaixar-se para cumprimentá-la e assim dar a entender que os anéis foram recolhidos naquele momento! 

 

Os pajens podem vir trajando uma roupa social, sim. Mas nada de vestí-los com um "miniterno". Os meninos devem estar elegantes e não fantasiados de adulto. Na hora de entrar na igreja, eles apenas acompanham as garotas.

 

 

 

Damas de honra adultas

 

No Brasil não é um hábito ter damas de honra adultas, mas algumas noivas optam por essa novidade. Nesse caso, elas devem trajar vestidos com o mesmo modelo e cor e bouquets iguais.

  

 

 

 Quem paga o traje das daminhas e dos pajens?

 

 Isso varia, não há uma regra. Alguns pais preferem pagar o aluguel e até comprar a roupa para que a use em outra ocasião. Mas, se a família da dama de honra ou pajem eleitos não puder arcar com o custo, é de bom tom que os noivos assumam este gasto!

 

 

 

Critérios para a escolha de damas de honra e pajens 

 

Os noivos podem escolher até oito crianças para o cortejo nupcial. O ideal é que tanto os pajens quanto as daminhas tenham mais de cinco anos, para que não se assustem com a música ou se intimdem com a quantidade de convidados. Nada pode ser pior do que os pequenos entrarem chorando ou até desistirem de participar da cerimônia! 

 

Mais de 'Festa para casamento'

COMENTÁRIOS total (1)

Carol comentou em 14/09/11 às 11h34

Oi, Bom Dia! Estou um pouco perdida e preciso de uma ajuda! Vou casar e tenho 2 casais de daminhas e pajens, uma daminha para levar as alianças, mais 3 daminhas, 2 delas vão ser as floristas e uma vai levar a bíblia para dar inicio a cerimônia. Vão entrar todos juntos comigo? Como organizar? Me ajudem, por favor!

|
Deixe seu comentário
Digite o código a seguir:




Qual é o estilo de vocês?
Somos super caseiros! Preferimos passar o dia juntinhos assistindo filme
Baladeiros ao extremo! Adoramos curtir a noite juntos!
Nem muito baladeiros e caseiros! Gostamos de tudo um pouco!