Casamento: soluções para problemas de última hora

postado por Marília Alencar em 05/10/2015 às 13h55

O que você quer é que tudo saia bem em seu casamento – mas a realidade pode ser diferente. Aprenda conosco a salvar a situação

 

Adaptação web: Marília Alencar / Foto: Shutterstock

 

 

Noiva

Foto: Shutterstock

 

 

O vestido da noiva descosturou minutos antes de entrar na igreja


“Toda assessora deve carregar consigo um kit de costura justamente para estes imprevistos, portanto, isto é facilmente resolvido”, comenta a organizadora de eventos Denize Bertho, da Bendita Ideia Eventos Especiais. Se você não contratou uma assessoria, peça para sua mãe, sogra ou alguma madrinha levar o kit. Caso tenham esquecido, peçam para as ajudantes da igreja. Geralmente, há um na sacristia.


Um convidado exagerou na bebida e está dando show


A primeira medida que as organizadoras tomam é avisar a equipe de bar para reparar se alguém está bebendo além do normal. “Solicitamos que sejam servidos mais água, sucos e algumas vezes até algum doce na área deste convidado”, avalia a assessora de eventos Cíntia Balaguer Simões, da Balaguer Simões. Se não for percebida a transição entre sóbrio e alcoolizado, as medidas são outras. “Conversamos com os noivos, em reuniões anteriores, sobre quais medidas eles autorizam. Podem ser desde as simples até as radicais, variando conforme a exibição. Tem o que apenas dança, tira a roupa, grita e o pior de todos: briguento, transformando a recepção em um desastre”, completa. Nos casos mais simples, basta levar o convidado para uma sala reservada com muito jeito, servir água, sucos e doces para que se recomponha. Em brigas, a primeira regra é avisar discretamente a segurança. Peça ao DJ para mudar o estilo musical para algo mais calmo, acompanhado de uma quase que imperceptível diminuição no volume. “Isto costuma acalmar os ânimos. Se colocar em risco a segurança dos outros convidados, é melhor retirá-lo da festa”, conta.


A bebida da recepção acabou


Antes que isto aconteça, é melhor que alguém do bufê informe aos pais dos noivos a quantidade e uma previsão de tempo para acabar. Muitas vezes, o bufê tem algo em estoque. Se não, é hora de pedir para alguém ir buscar em um mercado 24 horas. “Eu recomendo aos noivos sempre comprar 30% a mais. Algumas distribuidoras trabalham com consignação e este excedente é devolvido caso não seja usado”, afirma a gerente comercial Marilda Guidetti, da Infinity Bebidas. Para evitar problemas, os vendedores verificam número de convidados, quais tipos de bebida serão servidos, o perfil dos convidados e o cardápio. “Para uma recepção de até cinco horas com 300 pessoas e um público composto 60% de jovens, recomendamos cem unidades de espumante, 50 de vinho tinto durante o jantar e 15 garrafas de uísque com ou sem energético”, acrescenta.


O noivo pisou em uma poça d’água no caminho para a igreja


Basta secar a barra da calça com um secador de cabelos e limpar os sapatos com um lenço umedecido. Geralmente, a assessora leva estes produtos. Caso não tenha, peça para o motorista uma flanela ou um pano para limpar os sapatos e tentar secar a calça. Uma prima do noivo, que não é madrinha, faz questão de ficar no altar“Com muita delicadeza, informe a pessoa que a posição dos pares no altar está completa e que ela deveria respeitar a escolha dos noivos. Caso insista, informe ao noivo e deixe a decisão por conta dele”, ensina Denize Bertho.


A noiva do casamento anterior atrasou para entrar na igreja e você tem que esperar


“A situação é normalmente resolvida pelo celebrante. Quando ele percebe que a noiva chegou atrasada, acelera a cerimônia para não demorar a próxima. A noiva sempre é obrigada a esperar”, diz Denize Bertho.


Apagaram-se todas as luzes na cidade e não há gerador no salão. A festa tem 500 convidados


“Nos dias de hoje, é praticamente inconcebível realizar uma festa sem gerador, ainda mais para este número de pessoas”, alerta Cíntia Balaguer Simões. Se houver uma queda de energia, o gerador entra e os convidados só saberão pelo noticiário no dia seguinte. Não dá para correr riscos e perder meses de planejamento. “Este é um dos primeiros itens a serem contratados. De qualquer forma, sempre temos como parceiros empresas de gerador, que podem ser acionados rapidamente. Só que haveria uma perda de tempo da festa precioso e nada charmoso”, acrescenta.


O carro do DJ quebrou no caminho e ele não comparece à festa, que é em outra cidade
Dificilmente isto acontecerá se o casamento tem uma assessoria contratada. Os parceiros e fornecedores chegam com muita antecedência ao horário do evento, principalmente em outra cidade. “Monitoramos passo a passo de cada um, horário de saída e chegada e trajeto. Se algo sair errado no meio do caminho, ainda assim, teríamos tempo de contornar. De qualquer forma, recorremos ao envio de transporte exta. Um táxi para buscar o DJ ou até mesmo um caminhão para os equipamentos”, explica Cíntia Balaguer Simões.

O noivo esqueceu as alianças


Se ele perceber antes de começar a cerimônia, o melhor improviso é emprestar as alianças dos pais, dos irmãos ou de algum casal de padrinhos. “Caso o noivo perceba na hora do sim, não tem muito que fazer: ou continua sem ou ele terá que pedir emprestado para algum casal no altar”, avalia Denize Bertho. Dias depois, o casal terá que levar as alianças verdadeiras para o celebrante abençoar.

 

Uma pessoa passou mal ou se acidentou durante a festa


“Temos um kit de primeiros socorros, mas caso haja a necessidade de atendimento médico, realmente o melhor a ser feito é chamar um serviço de emergência”, explica Cíntia Balaguer Simões. Se a recepção contar com mais de 500 pessoas, é necessária a contratação de ambulância e bombeiro de plantão. Se for menor, não precisa. “Independentemente do número de convidados, para cada evento é confeccionada uma planilha de fornecedores com telefones e serviços de atendimentos de emergência e hospitais próximos”, diz. Em paralelo, os assessores procuram descobrir, com discrição, se há algum médico no espaço para auxiliar enquanto a emergência não chega.


Revista Bella Noiva / Ed. 26

Mais de 'Festa para casamento'

COMENTÁRIOS total (0)

Ainda não possui comentários essa página, seja o primeiro a comentar clique aqui

Deixe seu comentário
Digite o código a seguir:




20 looks das famosas com saia longa

20 looks das famosas com saia longa

há A muito tempo... em Personal Stylist

Receita de Macarrão Rápido

Receita de Macarrão Rápido

há A muito tempo... em Receitas salgadas

Benefícios da água de coco para saúde

Benefícios da água de coco para saúde

há A muito tempo... em Saúde

Receita Sequilho de leite condensado

Receita Sequilho de leite condensado

há A muito tempo... em Doces e Sobremesas

Receita de Yakissoba de Peru

Receita de Yakissoba de Peru

há A muito tempo... em Receitas salgadas

Como fazer barra original de jeans

Como fazer barra original de jeans

há A muito tempo... em Moda

Customização: conheça o projeto Re-Roupa

Customização: conheça o projeto Re-Roupa

há A muito tempo... em Moda

Exposição “Mondrian e o Movimento de Stijl

Exposição “Mondrian e o Movimento de Stijl

há A muito tempo... em Boas Novas

Conheça o jeans que evita o desperdício

Conheça o jeans que evita o desperdício

há A muito tempo... em Boas Novas


Você usaria o tom marsala, a cor eleita para 2015, na decoração do seu casamento?
Sim
Não